Muitos alimentos são largamente divulgados pela mídia como opções saudáveis para incluirmos em nossos cardápios. Embalagens com palavras como ‘light’, ‘diet’ e ‘zero’ vem ganhando cada vez mais lugar nas mesas dos brasileiros. Mas a realidade é que muitos desses alimentos não deveriam ser consumidos por serem ultra processados.

Alimentos como bolachas integrais e embutidos (como peito de peru) são produtos ultra processados que levam em sua composição muitos ingredientes que não estão em sua forma in natura, ou pior ainda, são substâncias químicas altamente prejudiciais como glutamato monossódico, açúcar, sódio e gorduras vegetais hidrogenadas.

São exemplos de alimentos ultra processados: barras de chocolate, barras de cereal, margarina e maionese, embutidos como presunto, salsicha e empanados como nuggets, macarrão e sopas instantâneos, refrigerantes e bebidas com alto nível de açúcares e adoçantes, pacotes de pães produzidos em série, entre muitos outros.

Este alerta vem da publicação Alimentação Cardioprotetora, uma parceria entre o ministério da Saúde e o Hospital do Coração (HCor), mas serve não só para aqueles que tem tendência a condições cardiopatas, mas também para pessoas saudáveis.

Estudos dos pesquisadores da Universidade Sorbonne, em Paris, apontam  que quem tem uma rotina alimentar baseada em alimentos ultra processados tem mais chances de desenvolver câncer.  Os cientistas afirmam que: “Os resultados sugerem que o consumo em expansão acelerada de alimentos ultra processados pode gerar uma carga crescente de câncer nas próximas décadas”. Estudos mais profundos devem ser realizados para qualificar essa premissa.

Uma boa maneira de controlar e diminuir o consumo de alimentos ultra processados em nosso dia-a-dia é adotar o costume de ler as embalagens dos alimentos que compramos e adquirir produtos o mais próximos possível do natural/orgânico.

Uma boa rotina alimentar promovem noites tranquilas de sono. Mantenha uma dieta balanceada, livre de alimentos ultra processados e viva mais e melhor! Aliando uma alimentação saudável com o uso de Flux Air, você ganha qualidade de vida!

Acesse AQUI e descubra um ponto de venda próximo de você! Ou compre online com frete grátis para todo o Brasil em nosso e-commerce, AQUI.

Fonte:
https://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=alimentos-parecem-saudaveis-mas-nao-sao&id=13025&nl=nlds
https://www.bbc.com/portuguese/geral-43074164