Por Assessoria Stra Medical com Diário da Saúde*

Tanto é falado sobre o mês do Outubro Rosa, mas você realmente sabe sobre do que se trata essa campanha mundial?

Como já falado no post anterior, o movimento do Outrubro Rosa teve início na década de 1990 e tem por objetivo de chamar atenção para informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização da doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Mas como essa doença ataca o organismo?
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.
É o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres, superado apenas pelo câncer de pele não-melanoma. Homens também podem ter câncer de mama, mas somente 1% do total de casos é diagnosticado em homens. Existe tratamento para câncer de mama, disponível gratuitamente a toda a população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

É imprescindível que as mulheres observem suas mamas sempre que se sentirem confortáveis para tal (seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano), não é necessária nenhuma técnica específica, o importante é ficar atenta para quaisquer pequenas alterações mamárias.

Alguns exemplos de sintomas são:
Caroço (nódulo) fixo, endurecido e, geralmente, indolor;
Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
Alterações no bico do peito (mamilo);
Pequenos nódulos na região embaixo dos braços (axilas) ou no pescoço;
Saída espontânea de líquido dos mamilos.

As mulheres devem procurar um serviço para avaliação diagnóstica ao identificarem alterações que não desapareçam em alguns dias, para que seja identificado OU NÃO um possível tumor, benigno ou maligno.

Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis, como praticar atividade física regularmente, alimentar-se de forma saudável (com alimentos in natura ou com o mínimo de industrialização/agrotóxicos possível), manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e quando mãe, amamentar.

Caso sejam notadas alterações a visita a seu médico de confiança deve ser imediata. Visite seu mastologista regularmente e mantenha seus exames em dia, e hábitos de vida saudáveis.

Na Stra Medical você encontra as melhores soluções para o diagnóstico mais completo com a nossa linha de importação exclusiva. Conheça nosso método de Citologia em Meio Líquido GynoPrep, com tecnologia alemã de baixo custo e altíssima precisão, método simples e preciso, reduz o número de recoletas e resultados inconclusivos.

Além do meio líquido, na Stra você também encontra o HistoPot, que são frascos plásticos com formol tamponado 10% utilizados para o transporte e armazenagem de biópsias. É mais segurança para quem coleta, para quem transporta e para a amostra que permanece intacta, dando mais tranquilidade e segurança ao paciente, evitando extravios de amostras e recoletas desnecessárias.

Entre em contato com nossa equipe de vendas e solicite nossas soluções em diagnóstico.

*Matéria original postada em: https://goo.gl/PsftnH