Quem sofre com crises de rinite e sinusite passa por uma série de sintomas muito desagradáveis: nariz congestionado, dores de cabeça, coriza, espirros, olhos lacrimejando, dores de cabeça, entre outros. Mas há uma solução muito simples (e barata!) que pode, se não acabar com esses sintomas, pode amenizá-los drasticamente.

Basta fazer a lavagem nas fossas nasais com soro fisiológico, que é encontrado em qualquer farmácia. Apesar da ideia assustar um pouco, colocar líquidos dentro do nariz, o procedimento é simples e muito eficaz!

Segundo João Ferreira de Mello Júnior¹, professor de otorrinolaringologia da Universidade de São Paulo, é comum que a congestão nasal e outros sintomas atrapalhem o sono e desta forma, sem dormir direito, a pessoa não consegue se concentrar nas tarefas mais banais do dia-a-dia, como trabalhar, estudar, praticar esportes, etc.

Estudos científicos realizados pelo Hospital Municipal de Karlsruhe e a Universidade de Colônia, na Alemanha, constataram que a limpeza da cavidade nasal minimiza as manifestações da rinite e sinusite, aumenta a qualidade de vida e permite diminuir em cerca de 60% a necessidade de medicação, e com isso os efeitos colaterais advindos destes, são zerados.

Como esse mecanismo funciona?
O soro fisiológico hidrata a mucosa e torna mais fluida a secreção produzida em excesso em resposta aos agentes que causam a rinite e sinusite. Porém, para fazer efeito, os médicos recomendam que essa lavagem seja feita todos os dias, como forma de prevenção. E ainda assim, se alguma crise se manifestar, esse procedimento pode ser praticado quantas vezes o indivíduo achar necessário, pois auxilia na recuperação e não apresenta riscos à saúde se praticada de forma correta.

Por Assessoria Stra Medical

¹ Fonte: https://exame.abril.com.br/ciencia/sofre-com-rinite-adotar-este-habito-pode-ajudar/