Já sabemos que uma boa noite de sono é imprescindível para que nosso corpo execute as tarefas básicas do nosso dia a dia. Mas você já conhece o conceito de higiene do sono?

O termo ‘Higiene do Sono’ foi criado em 1977 por Peter Hauri, pesquisador norte-americano, para auxiliar no tratamento de insônia sem a necessidade de prescrever medicação e nada mais é do que manter uma série de bons hábitos para que não haja dificuldade em alcançar o repouso diário necessário.

Mantenha um horário fixo (aproximado) para deitar-se e para acordar. Ao deitar evitar o uso de eletrônicos que produzam muita luminosidade, ruídos, ou qualquer coisa que desperte a atenção. A prática de exercícios físicos deve ser evitada ao menos 3 horas antes do horário estipulado para o sono.  A National Sleep Foundation , fundação americana de estudos do sono, publicou um estudo com a recomendação mínima de horas de sono. De 18 a 64 anos, para ter um sono saudável e eficaz é necessário que o indivíduo durma de 8 a 9 horas. A partir dos 65, são de 7 a 8 horas mínimas diárias.

Evitar a ativação endógena do Sistema nervoso simpático. São ativadores sentimentos como fome, medo, dor, ansiedade ou pensamentos fixos em conseguir dormir. Faça um lanche leve ao menos meia hora antes de deitar-se e tome um banho morno logo antes de ir para a cama.

Evitar a ativação exógena do Sistema Nervoso Simpático, através da ingesta de álcool, nicotina, cafeína, ou alimentos psico estimulantes (canela, gengibre ou café, por exemplo) nas horas próximas do horário de ir para a cama. O calor também pode prejudicar o seu sono! Mantenha o seu quarto ventilado, com temperatura amena.

Troque seus lençóis com frequência! A cama pode esconder ácaros, fungos, bactérias e germes que podem desencadear alergias e síndromes respiratórias, prejudicando a respiração e consequentemente a qualidade do sono.

Como a palavra ‘hábito’ sugere, as dicas para alcançar uma boa higiene do sono tem de fazer parte da sua rotina e devem ser praticadas diariamente.

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Fonte:
http://www.sbp.com.br/especiais/pediatria-para-familias/desenvolvimento/higiene-do-sono/
http://coral.ufsm.br/docsie/acolhimento/Higiene_do_sono.pdf