Um estudo publicado no British Journal of Sports Medicine¹ revelou que caminhadas com ritmo moderado estão associadas à redução de 20% no risco de mortalidade em comparação como resultados obtidos com as caminhadas de ritmo mais brando. Para caminhadas com ritmos de moderado a intenso tem uma redução de 24%, também comparado com caminhadas de ritmo mais lento.

Os maiores beneficiados dos efeitos positivos do ritmo acelerado das caminhadas são os grupos de pessoas com mais idade. Pessoas com 60 anos ou mais apresentaram uma redução de 46% no risco de morte por causas cardiovasculares, ao caminhar em um ritmo moderado, e para quem caminha mais rápido a redução no risco de morte subiu para 53%.

Para parametrizar o que é um ritmo moderado ou intenso, geralmente são considerados de cinco a sete quilômetros por hora, mas isso depende muito da individualidade biológica de cada um. Sendo assim, um indicador alterativo é realizar a caminhada num ritmo constante onde a pessoa sue e fique ofegante.

“Assumindo que nossos resultados reflitam causa e efeito, essas análises sugerem que o aumento do ritmo de caminhada pode ser uma maneira simples e direta de melhorar a saúde cardíaca e o risco de mortalidade prematura – fornecendo uma mensagem simples para campanhas de saúde pública,” afirma o professor Emmanuel Stamatakis, da Universidade de Sydney (Austrália).

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¹ https://www.diariodasaude.com.br/news